Educação inclusiva chega à zona rural de Carinhanha
22/11/2021

Carinhanha possuiu uma grande extensão territorial e muitas pessoas sentem dificuldade em se deslocar até a sede do município para acessar determinados serviços. Para encurtar distâncias e facilitar o acesso da população às políticas públicas, o Governo Unidos Pelo Desenvolvimento vem se empenhando para levar muitos de seus atendimentos para mais perto das famílias.

Temos como exemplo a Secretaria de Educação que tornou o Núcleo de Atendimento da Educação Inclusiva de Carinhanha (NAEIC) um serviço itinerante, garantindo o direito de uma educação especializada aos alunos e alunas com necessidades especiais na zona rural.

Na terça passada (16), a equipe do NAEIC esteve nas comunidades de Capinão e Riacho do Capinão conversando com pais e alunos para levantar um diagnóstico da necessidade desse atendimento nas duas localidades.

Na quarta (17), o mesmo trabalho foi realizado nas Agrovilas 15 e 16.

Segundo a secretária da pasta, Darlene Freitas, em muitos casos, os pais de crianças com deficiência têm medo e resistência de deixar seus filhos frequentarem a escola. Por isso, todo o esforço do governo municipal em identificar esses atores e trabalhar arduamente para combater o capacitismo e a segregação.

“Visitando as escolas e conversando com professores, pais e alunos, podemos derrubar inúmeros preconceitos e mostrar que, assim como as pessoas são diferentes, elas aprendem de forma diferente, e cabe ao ambiente escolar proporcionar o acolhimento de todas e todos. Esse é o trabalho que nos propomos a realizar em Carinhanha, oferecendo uma educação realizada com responsabilidade e com uma equipe capaz de perceber e atender as necessidades educativas de cada estudante. Desta forma, ninguém fica para trás, todo mundo evolui”, garante a educadora.

Segundo a SEMEC, as ações nas comunidades continuarão até todo município ser coberto pelo atendimento e todos os casos detectados.

Autor: Paula Morena | Fotos: Secretaria Municipal de Educação