Manual de navegação logo

Manual de navegação

Acessibilidade logo

Acessibilidade

Fale conoscobat-papo

Fale conosco

  • *Campos obrigatórios
  • Ao iniciar um contato, você concorda com a Política de privacidade

  • ...Ou se preferir

  • Ligue para nós

    (77)3485-2733

  • E-mail

    chicadoptcnn@gmail.com

  • Ou seja atendido presencialmente

    Segunda a sexta-feira, das 08:00 às 14:00 horas.

    Praça Deputado Henrique Brito, 344, Centro

  • Outros meios de contato

Em conformidade com:

Proteção Social
Fórum elege Conselho da Mulher de Carinhanha
10/08/2022

Na manhã desta terça-feira, 9, no Polo Educacional Dona Carmen, foi eleito o Conselho da Mulher de Carinhanha. A composição foi escolhida durante o 1º Fórum da Mulher de Carinhanha, que integra as atividades do Agosto Lilás, dando posse às conselheiras que atuarão no biênio de 2022 a 2024.

 

Para a prefeita de Carinhanha, Francisca Alves Ribeiro, a criação do Conselho da Mulher fortalece a democracia e a participação delas na sociedade, principalmente para as mais vulneráveis. “A importância deste Conselho é que a gente faça todo este debate para chamar estas mulheres e dizer o quanto elas são importantes e o quanto elas têm de direitos, direitos estes construídos nestas políticas coletivas”, pontuou a gestora.

 

O evento foi marcado pela participação de mulheres da sociedade civil e também governamental. “Este momento foi muito rico, de muitas vozes que expressaram sobre suas vivências e negações de direito em um cenário ainda machista e patriarcal. No Fórum também realizamos em processo democrático de eleição das Conselheiras que farão parte deste primeiro mandato”, relatou a secretária dos Direitos da Cidadania e Proteção Social, Julielba Chapermann.

 

Ainda de acordo com a secretária, as mulheres que foram eleitas já saíram com uma programação de atividades. “Foi dada posse a esta primeira composição governamental, que inclui 5 mulheres do governo e 5 da sociedade civil que já saíram com uma agenda de reuniões, planos e ações integradas de políticas”, completou.

 

Confira o nome das titulares eleitas para o Conselho:

Zulmira Borges – Secretaria dos Direitos da Cidadania e Proteção Social

Dalvanice Ribeiro- Secretaria da Educação

Rosy Azevedo – Secretaria da Saúde

Isabel Silva - Secretaria da Cultura, Esporte e Lazer

Valéria dos Santos – Secretaria da Agricultura

Engerlúcia Nascimento – Movimento de Mulheres

Pedrina dos Santos - Associação Agropastorial Quilombola de Barra do Parateca

Fátima Castro – Associação de Pais e Amigos (APAE)

Luzia Teixeira - Associação de Moradores do Pequizeiro

Josinez Dias - Sindicato dos/as servidoras públicas de Carinhanha

 

Defesa pessoal no Agosto Lilás

Aulas de defesa pessoal com o Mestre Rosalvo Tomaz da Silva também integram a programação do Agosto Lilás de 2022. A atividade teve início nesta terça-feira, com a primeira oficina no Núcleo de Atendimento da Educação Inclusiva de Carinhanha (NAEIC) no turno da manhã e à tarde no Conjunto Pequizeiro.

 

“Esta atividade incentiva muito as mulheres. Sabemos que têm muitas aqui que sofrem violência doméstica no Pequizeiro”, comentou Dona Miraci, que participou de uma das oficinas.

 

Para o mestre Rosalvo, a interação com as participantes foi muito positiva. “Eu gostei bastante da participação, embora ainda tímidas. Elas vieram agradecer. Apesar de ser aula de defesa pessoal, é importante que elas vão gostando também de fazer exercício físico”, apontou.



Autor: Alice Coelho/ ASCOM Carinhanha