Manual de navegação logo

Manual de navegação

Acessibilidade logo

Acessibilidade

Fale conoscobat-papo

Fale conosco

  • *Campos obrigatórios
  • Ao iniciar um contato, você concorda com a Política de privacidade

  • ...Ou se preferir

  • Ligue para nós

    (77)3485-2733

  • E-mail

    chicadoptcnn@gmail.com

  • Ou seja atendido presencialmente

    Segunda a sexta-feira, das 08:00 às 14:00 horas.

    Praça Deputado Henrique Brito, 344, Centro

  • Outros meios de contato

Em conformidade com:

Agricultura
Novembro é mês de vacinar contra febre aftosa e fazer declaração
04/11/2022

Até o dia 30 de novembro os produtores rurais devem realizar a vacina obrigatória contra febre aftosa nos bovinos. É também necessário fazer a declaração, no mesmo período, do procedimento junto à Secretaria da Agricultura, para que o produtor não seja penalizado em multas e tenha a propriedade bloqueada com a suspensão da Guia de Trânsito do Animal (GTA), não podendo realizar o deslocamento de animais para outros locais.

 

De acordo com a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca, Aquicultura e Abastecimento, a Bahia é zona livre de aftosa com a vacinação, mas o propósito é que não haja mais a necessidade do procedimento. “A Bahia quer atingir o certificado de zona livre sem a necessidade da vacina. Para isso, é preciso atingir e comprovar mais de 95% do rebanho vacinado. Isso é importante porque é mérito e economia na compra de vacinas para o produtor”, destaca a secretária, Ivani Souza.

 

A secretária lembra também que a responsabilidade da vacinação na compra de insumos e realização do procedimento é do produtor rural, bem como da apresentação da documentação para comprovar e evitar penalidades.



O atendimento para declaração pode ser realizado das 8h às 12h e das 14 às 17h, de segunda à sexta-feira, na Casa da Agricultura Familiar.


Autor: Alice Coelho/ ASCOM Carinhanha