Educação
A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE CARINHANHA DESTACA A IMPORTÂNCIA DO MUNDO DAS LETRAS NOS PROJETOS EDUCACIONAIS
19/06/2018

O conceito de leitura é muito amplo e complexo, pois a questão envolve uma infinidade de respostas. Portanto, para se entender o conceito de leitura não basta procurar no dicionário o significado da palavra. Ler envolve uma série de práticas e de experiências; implica em aspectos ligados ao sujeito que lê, à situação em que lê, aos motivos pelos quais lê etc. Segundo BARROS & GOMES (2008):

"A leitura é um ato complexo, que abrange processos perceptuais, cognitivos, linguísticos, comunicativos, sociais e emocionais. É muito importante considerar as condições afetivas, interesse e motivação em relação ao ato de ler, para que se possa garantir prazer e gosto pela leitura no dia a dia da vida. Qualquer alteração em um destes aspectos pode causar prejuízos no processo de desenvolvimento e aprendizagem." (p.336)

Além de todos os conceitos, leitura é prazer, é vida, é socialização e interação com o mundo letrado.

Assim, preocupada com o desenvolvimento dos seus alunos, a Escola Municipal José de Oliveira, realizou neste bimestre projetos que privilegiaram a leitura. O principal deles foi o São João Literário: O sítio do Oliveira Cunha, culminando com uma festa junina criativa e engajada com a leitura contextualizada com o universo das histórias de Monteiro Lobato.

Parabéns à equipe gestora, alunos, professores e pessoal de apoio da escola pelo trabalho significativo realizado no dia 16 de junho de 2018.