Manual de navegação logo

Manual de navegação

Acessibilidade logo

Acessibilidade

Fale conoscobat-papo

Fale conosco

  • *Campos obrigatórios
  • Ao iniciar um contato, você concorda com a Política de privacidade

  • ...Ou se preferir

  • Ligue para nós

    (77)3485-2733

  • E-mail

    chicadoptcnn@gmail.com

  • Ou seja atendido presencialmente

    Segunda a sexta-feira, das 08:00 às 14:00 horas.

    Praça Deputado Henrique Brito, 344, Centro

  • Outros meios de contato

Em conformidade com:

Educação
Alunos de Carinhanha brilham na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica
24/10/2023

A Escola Municipal São Jerônimo, localizada no Povoado Vila São José, conhecido carinhosamente como Cheira Cabelo, não apenas representou o município, mas também se destacou no cenário educacional ao participar ativamente da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA).

 

Essa competição, realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em colaboração com a Agência Espacial Brasileira (AEB), tem como público-alvo alunos de todos os anos do ensino fundamental e médio em todo o Brasil e no exterior, desde que as escolas sejam de língua portuguesa.

 

A OBA possui um propósito nobre: despertar o interesse dos jovens pelas áreas de Astronomia, Astronáutica e ciências correlatas, além de difundir conhecimentos básicos de forma lúdica e cooperativa.

 

Para representar o município de Carinhanha, a Escola Municipal São Jerônimo inscreveu as turmas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II. Os alunos foram orientados pelo professor Eduardo Soares, que leciona as disciplinas de Matemática e Ciências, com o valioso auxílio dos demais professores da escola.

 

Inicialmente, eles se dedicaram à construção de foguetes, utilizando garrafas PET, e à montagem de uma base de lançamento com canos de PVC. A segunda etapa do desafio ocorreu com o lançamento dos foguetes pelos próprios alunos, no dia 13 de maio deste ano, no Parque José Azevedo da Silva, quando as equipes competidoras apresentaram seus foguetes e tiveram suas medições de alcance registradas, avaliando as distâncias percorridas.

 

Em 15 de maio, os estudantes realizaram um simulado online da OBA, utilizando tablets como ferramenta de avaliação. O último desafio ocorreu em 19 de maio, com uma prova escrita abordando conhecimentos de Astronomia e Astronáutica.

 

Os alunos se destacaram brilhantemente em todas as etapas da competição, o que resultou na seleção da Escola Municipal São Jerônimo para participar da 48ª Jornada de Foguetes e da 17ª Mostra Brasileira de Foguetes. Este evento de renome será organizado e supervisionado pelo Prof. Dr. João Batista Garcia Canalle, Coordenador Nacional da OBA/MOBFOG, e por Pâmela Marjorie Correia Coelho, Coordenadora da Jornada de Foguetes, ambos vinculados ao Instituto de Física da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

 

A 48ª Jornada de Foguetes e a 17ª Mostra Brasileira de Foguetes ocorrem nesta semana, de 23 a 26 de outubro, no Hotel Fazenda Ribeirão, na cidade de Barra do Piraí, no Rio de Janeiro. Isso representa uma oportunidade única para os alunos demonstrarem seu conhecimento e entusiasmo pelas ciências do universo em uma competição de alcance nacional.



Autor: Ascom